top of page

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): como a Chemin du Futur colabora com essas metas?

Atualizado: 12 de nov. de 2023

Sabemos que já passou da hora de pensarmos em ações para termos um mundo melhor, ou seja, um cenário em que se reduza a fome, miséria, desigualdade social, injustiças e os danos ambientais. Esses são apenas alguns dos aspectos abordados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).


O compromisso, firmado entre os 193 estados membros é ambicioso, pois a ideia é cumprir as metas contidas nos 17 ODS até 2030. Exige, assim, um compromisso de governos, sociedade civil, ONGs e outros agentes. Entre as entidades que já colaboram com essas ações está a Chemin du Futur.


Neste artigo, vamos mostrar quais são os ODS, sua importância, os desafios na África, e como o trabalho da Chemin du Futur contribui para que esses objetivos sejam alcançados.


Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram criados reduzir a desigualdade econômica, frear o aquecimento climático, promover o desenvolvimento sustentável, além de propiciar que as pessoas vivam bem e tenham mais oportunidades. Veja abaixo os 17 ODS:


1. Erradicação da pobreza Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.


2. Fome zero e agricultura sustentável Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.


3. Saúde e bem-estar Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.


4. Educação de qualidade Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.


5. Igualdade de gênero Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.


6. Água potável e saneamento Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.


7. Energia limpa e acessível Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.


8. Trabalho decente e crescimento econômico Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.


9. Indústria, inovação e infraestrutura Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.


10. Redução das desigualdades Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.


11. Cidades e comunidades sustentáveis Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.


12. Consumo e produção responsáveis Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.


13. Ação contra a mudança global do clima Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.


14. Vida na água Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.


15. Vida terrestre Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.


16. Paz, justiça e instituições eficazes Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.


17. Parcerias e meios de implementação Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.



Quais os desafios para o continente africano cumprir os ODS?


O cumprimento dos 17 ODS é um compromisso global que visa melhorar a condição de vida da população, fazer uso sustentável dos recursos naturais e fomentar o desenvolvimento de cidades e comunidades.


Contudo, não é uma missão simples, especialmente nos países africanos, que enfrentam uma série de dificuldades econômicas, se recuperam das consequências da pandemia da COVID-19 e estão mais vulneráveis ao aquecimento global.


Apesar dos desafios, há oportunidades no continente, visto que 60% da população africana tem menos 35 anos e muitos locais passam por uma rápida urbanização. Segundo a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, o continente africano deve deixar de ser visto como dependente e sim como uma região-chave do planeta.


Ela acredita que a comunidade internacional deve trabalhar para reduzir os impactos das crises na África, a fim de que o continente possa cumprir as metas estabelecidas pela ONU.


É necessário, diz Amina Mohammed, que o continente tenha um suporte para cumprir os ODS, especialmente para conseguir uma transição para a energia renovável e para elevar a produtividade na agricultura.


Como o trabalho da Chemin du Futur vai ao encontro dos ODS?


Existem entidades que trabalham para colaborar com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como a Chemin du Futur, que tem atuação no Senegal. O foco do trabalho é proporcionar dignidade para crianças e adolescentes que vivem nas ruas, situação gerada pelo Fenômeno Talibé.


Assim, por conta dos costumes do país e dificuldade financeira das famílias, muitos meninos são entregues a líderes religiosos para receberem educação nas escolas corânicas, chamadas de daaras.


Entretanto, em muitas dessas escolas, as crianças vivem situações de violência, falta de cuidados básicos e precisam mendigar para conseguir dinheiro. Diante disso, fogem e vão para as ruas.


Diante disso, a Chemin du Futur oferece abrigo, alimentação, educação, saúde e lazer para os meninos, para que eles possam ser reinseridos na sociedade e conquistar oportunidades. Ou seja, é uma iniciativa que se volta para diferentes ODS, visto que promove condições de saúde e bem-estar para esse grupo, além de contribuir para diminuir a pobreza e desigualdade social.


Gostou do trabalho do Chemin du Futur e quer ajudar a instituição a continuar dando auxílio às crianças e jovens no Senegal, além de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Torne-se um padrinho!


13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page